pÓst-ó-lá

para nos entretermos quando os outros filetes não pÓstam nada

quinta-feira, abril 28, 2005

Múltiplas

Digam-me....tirem-me desta inquietação, 2 + 2 = 4, verdade?
Fiquei em choque (e achava que pouca coisa me chocava (pff, que pretensão!)). Nem quero acreditar no que acabo de ver numa peça do telejornal: que Portugal tem uma grande deficiência a matemática a nível das escolas, já toda a gente sabia; agora, o que vi é inacreditável (e acreditem que o meu nível científico da questão deixa muito a desejar). Perguntavam a vários jovens na rua para irem dando resultados de multiplicações "soit disant" simples (tipo 6x5; 8x7; 3x8!!...). A perplexidade reside no facto que 95% das respostas estavam......certo, erradas!! (Não fosse uma jovem despachada que, achando que a estavam a gozar, foi respondendo com um DUH sub-entendido no final de cada resultado certo!) Tristeza! Não consegui bem perceber o que tinha sido pior, se não saberem que a raíz quadrada de 9 é 3 (e esta era uma das mais difíceis!), ou os comentários adicionais ("ai, assim estão a embaraçar-me..."; "saber fazer multiplicações não é o que é importante, é melhor dar mais atenção ao que é importante..."; "[silêncio....seguido dum despertar repentino] o pior é que nem estava a pensar na resposta"; (os mais pragmáticos lançavam-se com um "não sei....(take two) não sei.....(take three) não sei..."....
Não, pior mesmo foi serem alunos do TÉCNICO!! Fiquei triste....


[para recapitular: 1x1=1; 1x2=2; 1x3=3; 1x4=4.....(e vão juntando sempre +1 por aí fora....)
2x2=4; 2x3=6; 2x4=8;....2x35=70....2x123=246....(é como somar o mesmo número consigo próprio)
3x3=9; 3x6=18; 3x9=27....3x47=141...3x126=378...(o número+o número+o número)
4x4=16; 4x6=24; 4x12=48;... 4x54=216....(querem mesmo que continue...?)]